O papel do psicólogo no tratamento de obesidades

O papel do psicólogo no tratamento de obesidades

No dia 04 de março é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, um dia voltado exclusivamente para educar e lembrar toda a população sobre o tratamento dessa doença que acarreta, somente no Brasil, mais de 55% dos brasileiros. 


Porém, apesar de sempre ouvirmos falar sobre o tratamento físico da doença, pouco se fala sobre os impactos emocionais e psicológicos. A obesidade é complexa e de origem multifatorial. Para cada pessoa é necessário levar em conta seu contexto ambiental, social e genético. Logo, se faz necessário utilizar diversas estratégias terapêuticas para seu controle: orientação médica, orientação nutricional, inclusão de atividade física, avaliação e acompanhamento psicoterápico.


Problemas emocionais e a obesidade

Os problemas emocionais são geralmente percebidos como consequência da obesidade, mas problemas psicológicos podem, na verdade, serem o real motivo do desenvolvimento dessa doença. 


Depressão, ansiedade e transtornos de compulsão alimentar são sintomas comuns e devem ser avaliados por um psicólogo e/ou psiquiatra. Estando presentes, interferindo no controle da obesidade, devemos considerar o tratamento com terapia e/ou medicação.


O psicoterapeuta terá o papel de ajudar o paciente a identificar padrões alimentares e instrumentalizá-los nas mudanças de novos padrões de comportamento.


Imagem corporal na obesidade

Imagem corporal é a percepção própria e individual com relação a seu corpo, ou com relação à sua atitude a respeito da sua aparência. 


Sabemos que a preocupação com a imagem corporal é extremamente comum, em especial em mulheres. Quem está acima do peso é visto, em geral, como fisicamente não atraente. Consequentemente, muitas pessoas que estão fora desse padrão não gostam da sua aparência.


Neste caso, o psicoterapeuta tem o papel de fornecer informações sobre o papel da imagem corporal no controle do peso e com relação ao desenvolvimento e a manutenção das distorções relacionadas a essa imagem, além de ajudar a identificar e gerenciar tais preocupações, encorajando o desenvolvimento de uma imagem corporal positiva.


Para finalizar, reforçamos: o psicoterapeuta e os demais profissionais da saúde, que trabalham com o paciente obeso, deverão auxiliá-los a terem hábitos mais saudáveis, educando-os e realizando ações que promovem saúde através do bem-estar físico, mental e social. Ou seja, é um tratamento multidisciplinar com o foco exclusivo no bem-estar integral do paciente.