Lapsos de memória

Lapsos de memória

Você sabe exatamente o que é um lapso de memória e quando essa situação pode se tornar um alerta para problemas de saúde? Acompanhe o vídeo e entenda esses pontos! Ah, e caso tenha alguma dúvida ou queira conferir algum conteúdo de tema específico, deixe nos comentários que nós, do Instituto do Cérebro, podemos produzir um vídeo abordando o assunto de seu interesse.

Lapso de memória nada mais é do que um esquecimento, o famoso "deu branco". Ele está associado a uma perda de consciência, que pode fazer com que a pessoa esqueça o que estava realizando ou dizendo, entre outras coisas. Essa perda de consciência é comum, por exemplo, em pessoas que consumiram bebidas alcoólicas em maior quantidade que o habitual, reduzindo a retenção de informações.

Os lapsos podem ocorrer principalmente com pessoas que estão atarefadas e realizando muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, eles devem ser ocasionais, esporádicos e não recorrentes.
Isso porque a grande frequência dessa situação pode sinalizar problemas como estresse, ansiedade e depressão, além de questões relacionadas a saúde física, como hipotireoidismo e falta de algum nutriente. No Alzheimer, que é uma doença relacionada a memória, os casos são muito recorrentes. Por isso, é essencial procurar um médico caso os esquecimentos se tornem frequentes.