Como a terapia pode ajudar a lidar com estresse do trabalho

Como a terapia pode ajudar a lidar com estresse do trabalho

Começamos o mês de maio comemorando o dia do trabalho, e que tal conversarmos sobre como o estresse relacionado ao trabalho pode afetar negativamente a saúde?


O estresse está presente na vida cotidiana, seja por conta do trabalho ou mesmo por questões diversas. Afinal, é uma resposta fisiológica e psicológica natural do corpo a situações difíceis e desafiadoras. Entretanto, quando o estresse se torna crônico e desequilibrado, pode ter um grande impacto na saúde física e mental das pessoas, especialmente no local de trabalho.


FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ESTRESSE


Os fatores que contribuem para o estresse no trabalho podem variar muito e podem incluir coisas como:


  • Pressão para executar

  • Prazos apertados

  • Conflitos com colegas de trabalho ou supervisores

  • Carga de trabalho excessiva



SINTOMAS DE ESTRESSE NO TRABALHO


Os sinais de estresse no trabalho podem variar dependendo da sua personalidade e de como você responde à pressão: 

  • Falta de ânimo 

  • Falta de atenção ao realizar as tarefas

  • Bloqueios criativos

  • Aumento da procrastinação

  • Não tem satisfação em realizar as tarefas.

  • Falta de motivação para comparecer ao trabalho.


Além disso, os sintomas podem avançar e afetar a saúde física e comportamental. 


CONSEQUÊNCIAS DO ESTRESSE NO TRABALHO


Ignorar essa resposta do nosso corpo pode levar a sérios problemas de saúde mental, como esgotamento, depressão, ansiedade e distúrbios do sono. Além disso, o estresse crônico também pode atrapalhar o desempenho profissional de um indivíduo com consequências como diminuição da satisfação no trabalho, maiores taxas de erros e menor produtividade.


COMO A PSICOTERAPIA PODE AJUDAR? 


De várias maneiras. A psicoterapia que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse. É analisado como você responde a situações estressantes e visa mudar a maneira como você pensa e se comporta. Nesse caso, o papel do psicólogo é ajudar o paciente a:  


- Identificar o estresse: É o primeiro passo para lidar com ele. Uma vez que há uma observação e análise dos sintomas apresentados pelo paciente.


- Gerenciar os fatores de estresse: Quando esses agentes causadores são identificados, é possível combatê-los com mais eficácia. 


- Desenvolver mecanismos de enfrentamento: Encontrar maneiras de lidar que podem ser feitos com uma comunicação eficaz, resolução de conflitos e gerenciamento de tempo.


- Além disso, a psicoterapia pode ajudar a pessoa a identificar e mudar padrões de pensamento negativos que podem estar contribuindo para o estresse relacionado ao trabalho. 


Qualquer pessoa que esteja enfrentando esse desafio não deve hesitar em procurar ajuda de um psicólogo treinado.